segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O PARÁ TB AINDA COME NA MÃO DO PT?

By Amanda Rossi     
                                                                                                                    O mapa do Brasil ficou novamente dividido em dois na apuração do primeiro turno das eleições de 2018  De um lado, Bolsonaro primeiro colocado, venceu em 17 Estados em todos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e na maior parte da região Norte. De outro, Haddad em segundo lugar, liderou em 8 dos 9 Estados do Nordeste e no Pará, no Norte.
O único Estado do país que ficou fora dessa polarização foi o Ceará, onde  Ciro Gomes ficou em primeiro lugar.
Esta é a quarta eleição presidencial seguida em que o mapa do Brasil fica dividido entre duas cores. Até 2002, a maioria dos Estados votava de forma semelhante.(Nota do Blog:   A compra de votos via bolsa-família passou a existir de 2002 pra cá com o PT)
A grande maioria dos votos de Jair Bolsonaro, 68%, teve origem no Sul e Sudeste. São 10 pontos percentuais a mais do que o peso dessas regiões no eleitorado brasileiro – ou seja, 58% dos eleitores do país vêm dessas duas regiões.
Já o desempenho do candidato no Nordeste foi baixo. Ali, o militar reformado conquistou 15% dos seus votos, quando a região representa 27% do eleitorado.
No caso de Haddad, o cenário é o oposto. De todos os votos no candidato, 46% foram no Nordeste. É mais do que o petista obteve nas regiões Sul e Sudeste juntas, 38%.
No caso de Ciro Gomes, de cada 100 votos que o candidato recebeu, 41 vieram do Sudeste e 36 do Nordeste. As demais regiões tiveram pouco peso na sua votação.
O que mais chama a atenção é a votação de Bolsonaro no Sudeste, região que tem o maior número de eleitores do país. A distância do ex-capitão do Exército para Fernando Haddad no Sudeste é tão grande (15 milhões de votos a mais) que chega a superar a votação total do petista no Nordeste (14,5 milhões de votos).
Já a vantagem de Bolsonaro em relação a Haddad no Sul (cerca de 620 mil votos) é próxima à vantagem de Haddad em relação a Bolsonaro no Nordeste (em torno de 700 mil votos).
Na região Norte, por sua vez, a disputa entre Bolsonaro e Haddad foi mais acirrada.  
   VOTAÇÃO POR REGIÃO
O resultado do primeiro turno foi 46% para Jair Bolsonaro, 29,3% para Fernando Haddad e 12,5% para Ciro Gomes. Veja abaixo qual foi a proporção para cada região do Brasil.
– Centro-Oeste: 58% Bolsonaro, 21% Haddad, 10% Ciro.
– Nordeste: 26% Bolsonaro, 51% Haddad, 17% Ciro.
– Norte: 43% Bolsonaro, 37% Haddad, 9% Ciro.
– Sudeste: 53% Bolsonaro, 19% Haddad, 12% Ciro.
– Sul: 57% Bolsonaro, 20% Haddad, 9% Ciro.
– Exterior: 59% Bolsonaro, 10% Haddad, 14% Ciro.
Fonte: Metrojornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.